Agraciados em 2025

Selecione o ano
CLÉCIO LUÍS Governador do Estado do Amapá
CLÉCIO LUÍS
O Amapá obteve destaque no eixo de formação continuada, alcançando a pontuação máxima com a adesão integral das redes municipais a programas de capacitação de professores e gestores. No campo da alfabetização, o Estado apresentou avanço expressivo, com crescimento de 5,06% no Índice Criança Alfabetizada (ICA). Em termos de equidade, o Amapá registrou redução significativa das desigualdades educacionais. Quanto ao engajamento em regime de colaboração, garantiu uma taxa de escolarização líquida acima de 90%.

ELMANO DE FREITAS Governador do Estado do Ceará
ELMANO DE FREITAS
O Ceará consolidou seu protagonismo na alfabetização, com mais de 85% das crianças alfabetizadas. No eixo de equidade, manteve estáveis as diferenças de aprendizagem. Em formação continuada, as redes municipais tiveram participação quase integral no programa de capacitação, o que assegurou a pontuação máxima. Quanto ao engajamento em regime de colaboração, o Estado seguiu diretrizes consolidadas junto aos municípios e registrou taxa de escolarização líquida de 88,4%.

MAURO MENDES Governador do Estado do Mato Grosso
MAURO MENDES
O Mato Grosso apresentou desempenho consistente em alfabetização, com crescimento de 5,53% no Índice Criança Alfabetizada (ICA). Em equidade, o Estado registrou a redução das desigualdades socioeconômicas. Em formação continuada, a participação das redes em programas de capacitação de professores e gestores foi plena. Quanto ao engajamento em regime de colaboração, teve como diferencial o peso da alfabetização no ICMS e a taxa de escolarização líquida de 90,6%.

RAQUEL LYRA Governadora do Estado de Pernambuco
RAQUEL LYRA
Pernambuco garantiu avanços graduais nos indicadores de aprendizagem. O Estado obteve pontuação máxima em equidade, com redução expressiva das desigualdades educacionais. No eixo de formação continuada, a nota foi integral, pela adesão das redes municipais aos programas de capacitação. Em relação ao engajamento, destacou-se pela implementação de políticas de colaboração e pelo alcance de uma taxa de escolarização líquida de 91,2%.

ROMEU ZEMA Governador do Estado de Minas Gerais
ROMEU ZEMA

Minas Gerais registrou avanço expressivo na aprendizagem, com crescimento de 12,26% no Índice Criança Alfabetizada (ICA) entre as últimas edições. No eixo de equidade, mantevese estável na redução das desigualdades. Em formação, a participação das redes municipais garantiu a nota máxima. Já no engajamento em regime de colaboração, assegurou políticas de incentivo pelo ICMS educacional e alcançou uma taxa de escolarização líquida de 92%.