Senado atinge pontuação máxima em índice de sustentabilidade do TCU

 

O Senado foi reconhecido pela atuação em prol de um planeta menos poluído e com melhor aproveitamento de recursos. A Casa atingiu nota máxima no Índice de Acompanhamento da Sustentabilidade na Administração Pública (Iasa), medido anualmente pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A divulgação foi feita no dia 30 de junho e revelou que a nota da Casa pulou de 2,25 em 2017 para 3, nota máxima, em 2022. Isso significa que o Senado preenche 100% dos requisitos avaliados nos seguintes eixos temáticos: plano de logística sustentável (PLS), consumo de água, consumo de energia, políticas de acessibilidade, certificações prediais, consumo de papel, gerenciamento de resíduos sólidos, critérios para compras públicas sustentáveis, ações de mobilidade, capacitação para a sustentabilidade e parcerias institucionais.

O gestor do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCas), Humberto Formiga, explica que a Casa deu mais ênfase à execução de políticas de responsabilidade social a partir de 2018. Ele detalha que à época houve a constituição das redes de acessibilidade, sustentabilidade e equidade que perduram até hoje. Elas não apenas promovem integração interna como geram reconhecimento externo.

— É um panorama que nos anima e traz o desafio de manter o nível de excelência das nossas ações. O objetivo maior é proporcionar para esta e para as futuras gerações um meio ambiente equilibrado, como estabelece nossa Constituição Federal — diz.

Conforme Humberto, o Iasa de 2017 mostrava que o Senado alcançava 100% dos requisitos apenas em três dos 11 critérios levados em conta: PLS, consumo de energia e consumo de água. A maior evolução aconteceu no campo da coleta, que sequer registrou pontuação há seis anos.

Em maio de 2023, por exemplo, o NCas deu início ao projeto piloto de coleta seletiva no Espaço do Servidor, com adoção de um modelo mais simples e intuitivo de três cores para segregação dos resíduos: cinza, azul e marrom. Diversas outras ações foram tomadas ao longo dos anos.