COMUNICADO
A Secretaria da CMO informa que a partir de hoje os sistemas de envio de documentos (Infoleg – CD e Sedol – SF) já estão habilitados para o envio de atas juntamente com as planilhas em formatos excel, word, pdf... Portanto, a comissão não receberá mais as planilhas via e-mail.
As orientações para o envio de tais documentos encontram-se abaixo ou na página da CMO por meio do link:
https://www.congressonacional.leg.br/documents/137784508/139939167/DOCUMENTOS_INFOLEG_SEDOL/8b21e5c9-1a01-4904-94d6-c26f7e0456ba
Em caso de dúvidas a secretaria está à disposição.
Brasília, 17 de março de 2026.
WALBINSON TAVARES DE ARAÚJO
Secretário Executivo
_________________________________________________________________
ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE ATAS
(tanto Sedol como Infoleg opções de carregar anexos)
NA CÂMARA DOS DEPUTADOS - INFOLEG Autenticador – CD.
- Clicar em: Novo Documento
- Categoria do Documento – 08 Ofícios, Avisos e Mensagens
- Tipo de Documento: - ATACN - Ata CN
- Carregar documento: Upload da Ata
- Clicar em “Avançar”
- Apelido para o Documento: Ata Eleição de Coordenador de Bancada do Estado Sigla
- Local de apresentação: CMO
- Proposição Principal – Não preenche
- Ementa: Ata de eleição de coordenador de bancada ou Ata de Escolha de emendas pela Bancada do Estado (sigla) à LDO ou LOA, indicações, alterações de beneficiários de emendas e etc
- Anexar arquivos:
a) Arquivo em qualquer formato (excel, word, pdf...).
b) Se houver necessidade de enviar planilhas para a CMO, elas deverão ser encaminhadas por este meio;
c) Caso a planilha já esteja inserida no corpo da ata, não é necessário anexá-la separadamente;
d) A planilha deve ser anexada no mesmo momento do envio da ata.
- Clicar em “Avançar”
- Clicar em “Confirmar”
- Assinar – Assinatura do Coordenador (senha SDR)
- Clicar em “Finalizar”
- Cadastrado o documento, na aba “Minha Autoria” na coluna de OPÇÕES, clicar no aviãozinho (enviar convite para coautoria)
- Lista de parlamentares: Seleciona os membros da bancada e vai acrescentando outros parlamentares clicando em + Parlamentares
- Clicar em “Enviar convites”
- Após o documento ser assinado por todos os parlamentares, o gabinete que criou o documento finalizado será envidado à CMO (Ações: Enviar Documento).
NO SENADO FEDERAL: Ata com subscrição de outros senadores e deputados:
- Acessar o Sedol
- Clicar em “Novo documento”
- Tipo: “ATA-Ata”
- Destino: “CMO – Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização – CMO”
- Descrição: “Ata para eleição de coordenador da Bancada do Estado xxx” ou “Ata para escolha das emendas a LOA” “Ata da Bancada do Estado xxx para alteração de emendas”.
- Ata: Selecionar arquivo
- Anexo – Selecionar arquivo.
a) Arquivo em qualquer formato (excel, word, pdf...);
b) Se houver necessidade de enviar planilhas para a CMO, elas deverão ser encaminhadas por este meio;
c) Caso a planilha já esteja inserida no corpo da ata, não é necessário anexá-la separadamente;
d) A planilha deve ser anexada no mesmo momento do envio da ata.
- Informações adicionais: deixar em branco
- Definições de assinaturas
- Ativa o botão “SIM” para solicitar a assinatura do parlamentar que está criando o documento. Ele deve assinar pelo app do celular.
- Assinaturas adicionais (lista fechada): selecione os parlamentares que subscreverão o documento. Senadores no primeiro campo e Deputados no campo indicado.
- Clicar em “salvar”
- Após o documento ser assinado por todos os parlamentares, o gabinete que criou o documento deve clicar em “enviar”