Agenda de 06 de Agosto de 2026

Mostrar reuniões do(a):

Sessões em Plenário

Nenhuma sessão para esta data.

Reuniões de Comissões

Nenhuma reunião para esta data.
8h00
EVENTOS
EVENTOS
Reunião Técnica
Auditório Freitas Nobre (Câmara dos Deputados)
Aula - Processo Legislativo para executivos da CNT
Convocada
Convocada
9h00
CEDES
CEDES
Seminário
Anexo II, Plenário 04 (Câmara dos Deputados)
Reurbanização das favelas: desenvolvimento social, conectividade, inclusão digital e trabalho
CÂMARA DOS DEPUTADOS
CENTRO DE ESTUDOS E DEBATES ESTRATÉGICOS

57ª Legislatura - 4ª Sessão Legislativa Ordinária

SEMINÁRIO REURBANIZAÇÃO DAS FAVELAS:
DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CONECTIVIDADE, INCLUSÃO DIGITAL E TRABALHO

Local: Plenário 4 Data: 6/08/26 Horário: 9h00 às 12h00

P A U T A

O seminário "Reurbanização das Favelas, Inclusão Digital e Futuro do Trabalho" tem como objetivo promover um debate amplo sobre os desafios e as oportunidades relacionados à transformação das comunidades urbanas. A iniciativa busca reunir poder público, especialistas, sociedade civil e lideranças comunitárias para discutir soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento social, à conectividade significativa, à inclusão digital e à ampliação das oportunidades de trabalho e renda nas favelas e periferias.

A conectividade tornou-se condição essencial para o acesso à educação, à qualificação profissional, ao empreendedorismo, aos serviços públicos digitais, à saúde, ao trabalho remoto e às novas ocupações associadas à economia digital. No entanto, nas favelas, o acesso à internet ainda é frequentemente marcado por instabilidade, baixa qualidade, alto custo, dependência de pacotes móveis, ausência de equipamentos adequados e limitações de letramento digital. Nesse cenário, o seminário pretende discutir como políticas públicas de telecomunicações, ciência, tecnologia, inovação, educação e trabalho podem contribuir para superar desigualdades históricas e ampliar oportunidades concretas de desenvolvimento socioeconômico.

A reurbanização das favelas deve ser compreendida como um eixo estratégico para a promoção da dignidade, da cidadania e da inclusão produtiva. Para além da infraestrutura física básica, como moradia, saneamento, iluminação, mobilidade e serviços urbanos, é necessário incorporar a infraestrutura digital como parte essencial do desenvolvimento das comunidades. No contexto do Trabalhador 5.0, a integração entre urbanização, tecnologia, capacitação profissional e acesso a serviços permite aproximar as favelas da cidade formal, reduzir desigualdades e criar melhores condições de vida para seus moradores.

O seminário será conduzido pelo Deputado Hélio Lopes e acontecerá no dia 6 de agosto de 2026, das 9h às 12h, no Plenário 4 da Câmara dos Deputados. Durante o encontro, serão debatidas estratégias de reurbanização que articulem infraestrutura urbana, conectividade, inclusão digital, empreendedorismo local e futuro do trabalho nas favelas brasileiras. A participação da comunidade, de especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil será fundamental para construir propostas capazes de transformar a realidade de milhões de brasileiros e promover um futuro mais justo, inclusivo e conectado.


PROGRAMAÇÃO

Moderadores:
- Deputado Hélio Lopes, relator do estudo e membro do Cedes e
- Augusto dos Santos Pereira, consultor legislativo da Câmara dos Deputados

9h - 10h - Abertura
- Vladimir Lima, Ministro de Estado do Ministério das Cidades
- Vitor Araripe Pacheco, Secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades
- Luiz Fernando Pezão, Prefeito de Piraí, RJ
- Vanessa de Freitas, Assessora Técnica de Desenvolvimento de Programas da ONU-Habitat
- Maria Migliore, Ex-Ministra de Desenvolvimento Humano e Hábitat da Cidade de Buenos Aires (língua espanhol) (online)

10h - 11h00 - Painel 1: Reurbanização das favelas para o desenvolvimento social
- João Porto de Albuquerque, Diretor do Urban Big Data Centre da Universidade de Glasgow (online)
- Gustavo Taniguchi, Urbtec Engenharia, Planejamento e Consultoria (online)
- Nina Rentel Scheliga, Diretora de Tecnologias Sociais do Instituto Gerando Falcões (online)

11h00 - 12h00 - Painel 2: Conectividade significativa, inclusão digital e o trabalho nas favelas
- Milena Cramar Lôndero, Coordenadora e pesquisadora do Grupo de Trabalho de Conectividade Significativa da ISOC Brasil (Internet Society) (online)
- Eduardo Jacomassi, Gerente de Universalização e Ampliação do Acesso da Anatel
- Nina Rentel Scheliga, Diretora de Tecnologias Sociais do Instituto Gerando Falcões (online)
Convocada
Convocada
10h00
CDH
CDH
56ª Reunião Extraordinária
Anexo II, Ala Senador Nilo Coelho, Plenário nº 6
Audiência Pública Interativa
Agendada
Agendada