Selecione a letra do termo desejado:

Letra - O

6 termo(s) encontrado(s).

Obstrução

Em sentido lato, é a utilização, pelos parlamentares, de todos os meios regimentais para protelar ou evitar a votação de determinada matéria. Os mecanismos mais utilizados são os pronunciamentos, pedidos de adiamento da discussão e da votação e saída do Plenário para evitar quórum. Em sentido estrito, é o instrumento usado para evitar a votação de determinada matéria, anunciado pelo líder do partido ou do bloco, fazendo com que os parlamentares liderados não tenham consideradas suas presenças para quórum de deliberação.

Oposição

Conjunto de partidos e blocos parlamentares que se opõem politicamente ao Governo, alinhando-se, em geral, com as posições da Minoria.

Orador

Parlamentar que usa da palavra durante reunião de comissão ou sessão plenária.

  • RICD, art. 73, IV; RISF, art. 14.
  • Ver também: Uso da Palavra .
  • Tradução: Speaker (Inglês); Orador (Espanhol).
Ordem do Dia

Fase da sessão em que são discutidas e votadas as matérias incluídas na pauta. Na Câmara dos Deputados, a Ordem do Dia também ocorre em reunião de comissões. No Senado Federal e na Câmara dos Deputados, durante o período da Ordem do Dia da respectiva Casa Legislativa ou do Congresso Nacional, é vedado o funcionamento de quaisquer comissões, sejam permanentes ou temporárias. No Senado Federal, não se aplica a vedação de realização de reuniões durante a Ordem do Dia de sessão extraordinária.

Orientação de Bancada

Orientação dada pelo líder aos parlamentares integrantes de partido político ou de bloco parlamentar, para se posicionarem ou votarem em determinado sentido.

  • RICD, arts. 10, IV, e 192, § 2º; RISF, art. 308.
  • Ver também: Bloco Parlamentar e Líder .
  • Tradução: Directions for a Parliamentary Group (Inglês); Sentido del Voto (Espanhol).
Ouvidoria Parlamentar

Órgão destinado a receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes reclamações, representações e sugestões de pessoas físicas ou jurídicas em relação a: violação ou qualquer forma de discriminação atentatória aos direitos e liberdades fundamentais; ilegalidades ou abuso de poder; mau funcionamento dos serviços legislativos e administrativos da Casa.

  • RICD, art. 21-A; Ato da Mesa do Senado Federal 1/2011.
  • Tradução: Office of the Parliamentary Ombudsman (Inglês); Oficina del Defensor del Pueblo (Espanhol).